WebRádio VidaOnline

quinta-feira, 30 de maio de 2013




"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." II Pedro 2:18


A Graça é o favor desmerecido e imerecido de Deus e sabemos que somos salvos pela graça que é evidenciada através da fé ("Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efésios 2:8), mas  a responsabilidade pessoal de crescer nessa graça é nossa.
A graça de Deus é manifestada, primeiramente, por nossa mudança de entendimento de que somos pecadores e inimigos de Deus ao conhecimento íntimo da misericórdia de Cristo para a salvação. O crescimento da graça no crente, leva-o a continuar crescendo em entendimento e capacidade espiritual.
A capacidade espiritual é vista em menor confiança no que é visível (capacidades humanas e qualidades carnais) e maior confiança no que é espiritual (capacidades invisíveis e qualidades divinas). É sutil esse crescimento, mas verdadeiro e constante. É como a semente lançada à terra que verdadeiramente, brota e cresce, mesmo que não saibamos como,ou como o homem que desde seu nascimento se modifica até tornar-se adulto.
A graça se expressa pela fé, virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e divino. Essas graças podem aumentar e aumentam através do poder do Espírito Santo.

"Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo." Romanos 15:13

Mesmo que o crescimento na graça ocorra através do poder divino, somos instruídos a crescer na graça. Esse crescimento proporcionará em uma sensibilidade maior às obras e desejos de Deus que às obras do mundo. Se temos responsabilidade de crescer na graça, devemos ter os meios para atingirmos esse fim. Esses meios são: a oração, diligência à Palavra de Deus, lembrança das promessas de Deus e um olhar mais fixo em Cristo - a Sua vida, exemplo, obediência e palavras.
Aqueles que têm somente a confissão, e não a vida entregue a Cristo, têm só regras  e formas  que servem de aparências e modos de vida. Aquele que apenas tem uma confissão pode ser moral e, assim, confundir os que não entendem o que é a graça verdadeiramente, mas a pessoa apenas moral nunca finda na conformidade da imagem de Cristo ou amor à Palavra de Deus.
O propósito do crescimento na graça é o nosso bem (resistência melhor ao maligno, pureza de vida) e a Sua glória (luz de testemunho maior, adoração mais pura. Os que crescem na graça são proveitosos aos crentes, ao mundo pela obra da igreja e brilham mais e mais para a glória de Deus . Não são estas razões suficientes de verificarmos que somos em Cristo verdadeiramente?


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."Romanos 8:28-29
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário