Se quiser colaborar com a lista bibliográfica, por favor, envie uma mensagem com os dados completos da obra.
Vem para o topo da nossa lista o livro do nosso colega, Pb Solano Portela, publicado em 2012:
PORTELA NETO, F. Solano. O que estão ensinando aos nossos filhos?. São José dos Campos: Editora Fiel, 2012.
Vem para o topo da nossa lista o livro do nosso colega, Pb Solano Portela, publicado em 2012:
PORTELA NETO, F. Solano. O que estão ensinando aos nossos filhos?. São José dos Campos: Editora Fiel, 2012.
RELAÇÃO DE OBRAS SOBRE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Fabiano Oliveira, Solano Portela e Mauro Meister
Esta lista reúne várias obras publicadas no formato de livros, artigos, teses e dissertações na língua portuguesa que podem servir como referencial para os educadores brasileiros. A lista não é exaustiva, porém abrangente. Estamos relacionando tanto obras sobre a educação cristã no campo escolar quanto eclesiástico, mas com ênfase no primeiro. As obras estão divididas em seções por temas. Certamente, algumas obras poderiam estar em mais de uma seção ou mesmo em uma seção mais específica, mas cremos que a divisão aqui presente nos dá uma boa visão e percepção dos materiais auxiliares na concepção da educação cristã, assim como um panorama razoável do que já foi publicado na área. A elaboração da bibliografia abaixo contou com a ajuda de vários pesquisadores do tema, a quem somos gratos. Cada seção tem uma breve introdução assim como algumas obras receberam breves comentários.
Fundamentos para a Educação Cristã
Nesta seção encontram-se obras específicas para a fundamentação bíblica, filosófica, pedagógica e psicológica para a educação cristã. A primeira série de livros,Fundamentos, esta especificada também por capítulos por serem livros multi-autor e servirem como base para o desenvolvimento da pedagogia cristã. Outros vários livros da seção ajudam o educador com o desenvolvimento de vários temas pertinentes à concepção de um projeto político pedagógico coerente com uma pedagogia cristã.
Vários autores. Fundamentos bíblicos e filosóficos da educação. São Paulo: ACSI, 2004. Capítulos:
1. SPEARS, Paul. Introdução à Filosofia.
2. LAYMAN, Jack. História da Filosofia da Educação.
3. LAYMAN, Jack. Filosofias Educacionais Modernas.
4. PORTELA, Solano. Construtivismo no Cenário Brasileiro.
5. GANGEL, Kenneth O. Fundamentos Bíblicos da Educação.
6. EDLIN, Richard J. Princípios e Valores Centrais em uma Filosofia Cristã de Educação.
Vários autores. Fundamentos da psicologia da educação. São Paulo: ACSI, 2004. Capítulos:
1. STRONKS, Glória Goris. A Essência do Aprendiz.
2. BODE, Barbara. A Essência da Aprendizagem.
3. BASSET, W. Philip; BAUMANN, Eddie K. Metodologias de Ensino.
4. BLACK, Ellen Lowrie. O Professor.
Vários autores. Fundamentos pedagógicos. São Paulo: ACSI, 2005. Capítulos:
1. MACCULLOUGH, Marti. Filosofia Educacional.
2. BRUMMELEN, Harro Van. O Desenvolvimento do Currículo.
3. HEATON, Timothy L.; COON, Brian. A Avaliação na Escola Cristã: Filosofia e Prática.
4. UECKER, Milton V. O Desenvolvimento da Moralidade e do Caráter.
5. HADDOCK, Jerry L. Disciplina: Filosofia e Prática.
6. BERRY, Sharon R. Alunos Excepcionais em Escolas Cristãs.
7. BRALEY, James W. Preparando nossos alunos para viver no mundo.
BORGES, Inez Augusto. A Influência da educação cristã na formação da personalidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2000.
BORGES, Inez Augusto. Educação e personalidade: a dimensão sócio-histórica da educação cristã. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002.
BORGES, Inez Augusto. Confessionalidade e construção ética na universidade.São Paulo: Editora Mackenzie, 2008.
DOWNS, Perry G. Introdução à educação cristã: ensino e crescimento. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.
GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de ensino para o educador cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
HAYCOCK, Ruth C. Enciclopédica das verdades bíblicas: fundamentação para o currículo escolar cristão. São Paulo: ACSI, 2005.
HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1991.
MACCULLOUGH, Martha E. Como desenvolver um modelo de ensino para a integração da cosmovisão bíblica. São Paulo: ACSI, 2005.
Vários autores. Como organizar e manter uma escola cristã. São Paulo: ACSI, 2009 (livro no prelo na data de publicação desta bibliografia).
NETO, Francisco Solano Portela. Educação cristã. São Paulo: Fiel, 1988.
SANTOS, Cassio Miranda dos. Ensinar, verbo transitivo. Belo Horizonte: Editora Betânia, 2001.
WILKINSON, Bruce. As 7 leis do aprendizado. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1996.
Livros didáticos e fundamentos para a sala de aula
Esta seção traz alguns livros de caráter prático para o uso em sala de aula, sendo material didático, material de ensino religioso e material com idéias práticas. Obras destinadas a professores
BERRY, Sharon R. 100 idéias que funcionam: disciplina na sala de aula. São Paulo: ACSI, 2001.
BLACK, Jan; SMART, Pat. Série Fundamentos do Caráter. Livro 1: Primeiros passos. Livro 2: Fazendo o que é certo! São Paulo: ACSI, 2007. Os demais livros, até o 5º ano estão em preparação.
Coleção Crer e Ser. Material de Ensino Religioso e Ética. Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e Ensino Fundamental 6º ao 9º ano. São Paulo: Associação Nacional de Escolas Presbiterianas e Cultura Cristã, 2009.
GIBBS, Ollie E.; HADDOCK, Jerry L. Sala de aula, disciplina e gestão: um guia prático para professores de escolas cristãs. São Paulo: ACSI, 2002.
FREITAS, Neli Maria. Três séries de livros divididos em As Maravilhas de Deus (Ed. Infantil, 3 anos), As Maravilhas de Deus (Fundamental 1) e A Melhor Alternativa(Fundamental 2). Goiânia: Instituto Presbiteriano de Educação, 2000).
MERKE, David; FRANÇA, Paulo. 101 idéias criativas para professores. São Paulo: Editora Hagnos, 2002.
SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO. Coleção Princípio do Saber. São Paulo: Sistema Mackenzie de Ensino, 2007. Material pedagógico para a Educação Infantil compreendendo os três anos do pré-escolar. Inclui material didático regular, inglês e artes assim como material complementar como cartazes, fantoches e músicalização.
SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO. Coleção Crescer em Sabedoria. São Paulo: Sistema Mackenzie de Ensino, 2008. Material pedagógico para o Ensino Fundamental I nas áreas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Artes. Até o ano de 2009 estão disponíveis os livros do primeiro ao quarto ano.
Educação Cristã e História
Os fundamentos de qualquer disciplina somente são compreendidos na sua completude quando conhecemos a sua história. Esta seção traz algumas obras fundamentais para entendermos como chegamos ao presente momento na educação cristã. Olhando para a história aprendemos com o que outros já passaram, somos estimulados a continuar nos labores do presente e a buscar um futuro que não repita os mesmos erros. Olhar para a história nos ajuda a perceber os maravilhosos caminhos da providência de Deus no desenvolvimento da educação cristã.
COMÊNIO, João Amós. Didáctica Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. 4ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
HACK, Osvaldo Henrique. Mackenzie College e o ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002.
HACK, Osvaldo Henrique. Protestantismo e educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.
HACK, Osvaldo Henrique. Raízes cristãs do Mackenzie e seu perfil confessional.São Paulo: Editora Mackenzie, 2003.
LOPES, Edson Pereira. A inter-relação da teologia com a pedagogia no pensamento de Comenius. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006.
LOPES, Edson Pereira. O conceito de teologia e pedagogia na Didática Magna de Comenius. São Paulo: Editora Mackenzie, 2003.
LUTERO, Martinho. Educação e reforma: aos conselhos de todas as cidades da Alemanha, para que criem e mantenham escolas e uma prédica para que se mandem os filhos à escola. São Leopoldo: Sinodal, 2000.
MENDES, Marcel. Tempos de Transição: a nacionalização do Mackenzie e sua vinculação eclesiástica (1957-1973). São Paulo: Editora Mackenzie, 2007.
NUNES, Ruy Afonso da Costa. História da educação na antiguidade cristã: o pensamento educacional dos mestres e escritores cristãos no fim do mundo antigo. São Paulo: Edusp, 1978.
STRECK, Danilo R. Educação e igrejas no Brasil. São Leopoldo e São Bernardo do Campo: Celadec, IEPG e Ciências da Religião, 1995.
VIEIRA, Paulo Henrique. Calvino e a educação: a configuração da pedagogia reformada no século XVI. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008.
Educação Cristã e Filosofia - Cosmovisão
Filosofia, educação, cultura e cosmovisão são temas entrelaçados. A forma de compreensão de um deles influenciará a forma como desenvolvemos os demais. Esta seção traz algumas obras fundamentais no esclarecimento dos conceitos de cada um desses temas assim como sua aplicação a diferentes esferas do conhecimento e da vida.
CARVALHO, G. V. R.; CUNHA, M. J. S.; LEITE, Cláudio A. C. (Org.).Cosmovisão cristã e transformação: espiritualidade, razão e ordem social. 1 ed. Viçosa: Ultimato, 2006.
COLSON, Charles W.; PEARCEY, Nancy. O cristão na cultura de hoje. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
COLSON, Charles; PEARCEY, Nancy. E agora como viveremos?. 3. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
GEISLER. Norman. Fundamentos inabaláveis. São Paulo: Editora Vida, 2003.
GOMES, Davi Charles. A suposta morte da epistemologia e o colapso do fundacionalismo clássico. São Paulo: Fides Reformata, Vol. V, n. 2, 2000.
GOMES, Davi Charles. Fides et scientia: Indo além da discussão de “fatos”. São Paulo:Fides Reformata, Vol. II, n. 2, 1997.
HORTON, Michael. O cristão e a cultura. São Paulo: Cultura. Cristã, 1998.
KNIGHT, George R. Filosofia e Educação: uma introdução da perspectiva cristã. Engenheiro Coelho, SP: Unapress (Centro Universitário Adventista de São Paulo), 2007.
LEWIS, C.S. Cristianismo puro e simples. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MACARTHUR, John (Org.). Pense biblicamente: recuperando a visão cristã de mundo. São Paulo: Editora Hagnos, 2005.
MORELAND, J. P.; CRAIG, William Lane. Filosofia e cosmovisão cristã. São Paulo: Vida Nova, 2008.
NETO, Francisco Solano Portela. O que estão ensinando aos nossos filhos? uma avaliação teológica preliminar de Jean Piaget e do construtivismo. São Paulo: Fides Reformata, Vol. V, n. 1, 2000.
OLIVEIRA, Fabiano de Almeida. Reflexões críticas sobre weltanschauung: uma análise do processo de formação e compartilhamento de cosmovisões numa perspectiva teo-referente. São Paulo: Fides Reformata, Vol. XIII, n. 1, 2008.
PALMER, Michael D. (Org.). Panorama do pensamento cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.
PEARCEY, Nancy. Verdade absoluta: libertando o cristianismo de seu cativeiro cultural. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
PLANTINGA, Cornelius. O crente no mundo de Deus. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.
SIRE, James. O universo ao lado: um catálogo de cosmovisões. São Paulo: Editorial Press, 2001.
STOTT, John R. W. Crer é também pensar. São Paulo: A.B.U., 1984.
VEITH, Gene Edward. Deus em ação: a vocação cristã em todos os setores da vida. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.
WOLTERS, Albert M. A criação restaurada: base bíblica para uma cosmovisão reformada. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.
Educação Cristã e Filosofia - Pós-modernidade
GRENZ, Stanley J. A busca da moral: fundamentos da ética cristã. São Paulo: Vida Acadêmica, 2006.
GRENZ, Stanley J. Pós-modernismo: um guia para entender a filosofia do nosso tempo. São Paulo: Vida Nova, 1997.
SALINAS, Daniel; ESCOBAR, Samuel. Pós-modernidade: novos desafios para a fé cristã. São Paulo: ABU, 2002.
VEITH JR, Gene Edward. Tempos pós-modernos: uma avaliação crista do pensamento e da cultura da nossa época. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1999.
VEITH, Gene Edward. De todo o teu entendimento: pensando como cristão num mundo pós-moderno. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2006.
Educação Cristã, Ciência e Apologética
O tema das origens está diretamente relacionado à fé cristã e encontra-se debaixo de grande ataque pelo naturalismo e materialismo filosófico do nosso tempo. Esta seção traz uma série de recursos a serem utilizados na defesa fé e na compreensão correta da relação entre fé e razão, igreja e ciência. Diferentes linhas de exposição quanto às origens serão encontradas nestes livros, como por exemplo, criacionismo da Terra Jovem, Design Inteligente e outras variações. Aqueles que acreditam que a evolução das espécies foi um mecanismo utilizado por Deus são chamados de evolucionistas teistas. Procuramos não relacionar obras dessa corrente por convicção de que ela não faz justiça aos relatos bíblicos e à historicidade do relato da criação. Algumas das obras abaixo não têm qualquer aspecto religioso. Procedem de cientistas que discordam das explicações darwinistas para a origem e desenvolvimento das espécies. Muitos desses argumentos são pertinentes e podem ser utilizados pela educação cristã.
ANDREWS, E.H. No princípio: um guia básico para confrontação entre criação e evolução. 3. Ed. São José dos Campos: Editora Fiel, 1991.
BEHE, Michael J. A caixa preta de darwin: o desafio da bioquímica à teoria da evolução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BRAND, Leonard. Fé, razão e história da terra. São Paulo: Unaspress, 2005.
BYL, John. Deus e cosmos: um conceito cristão do tempo, do espaço e do universo. São Paulo: PES, 2003.
COUSINS, Peter James. Ciência e fé: novas perspectivas. São Paulo: ABU Editora, 1997.
HOOYKAAS, R. A religião e o desenvolvimento da ciência moderna. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1988.
JOHNSON, Phillip E. As perguntas certas. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
JOHNSON, Phillip E. Ciência, intolerância e fé: a cunha da verdade: rompendo os fundamentos do naturalismo. Viçosa: Ed. Ultimato, 2004.
JOHNSON, Phillip E. Como derrotas o evolucionismo com mentes abertas. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.
JOHNSON, Phillip E. Darwin no banco dos réus. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
JÚNIOR, Almir dos Santos Gonçalves. Quando deus criou o mundo. Rio de Janeiro: JUERP, 1996.
LOURENÇO, Adauto. Como tudo começou: uma introdução ao criacionismo. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2007.
LUCAS, Ernest. Gênesis hoje: gênesis e a questão da ciência. São Paulo: ABU Editora, 1994.
MACARTHUR, Jr, John. Criação ou evolução. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
MCGRATH, Alister. Fundamentos do diálogo entre ciência e religião. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MCGRATH, Alister. O deus de Dawkins: genes, memes e o sentido da vida. São Paulo: Shedd Publicações, 2008.
MCGRATH, Alister; MCGRATH, Joanna. O delírio de Dawkins: uma resposta ao fundamentalismo ateísta de Richard Dawkins. São Paulo: Mundo Cristão, 2007.
MORRIS, Henry. Criação ou evolução. São José dos Campos: Editora Fiel, 1996.
MORRIS, Henry. O enigma das origens: a resposta. [s.n.]: Editora Origens, 1974.
SILVA NETO, Cristiano P. Origens: a verdade objetiva dos fatos. Belo Horizonte: ABPC e Editora Origens LTDA, 2003.
PEARCEY, Nancy; THAXTON, Charles B. A alma da ciência: fé cristã e filosofia natural. São Paulo: Cultura Cristã, 2005.
Educação Cristã, Teologia e Igreja
Algumas dessas obras são mais relacionadas com educação religiosa, mas seus princípios podem ser igualmente estudados e relacionados com a educação cristã escolar.
CARVALHO, Antonio Vieira de. Teologia da educação cristã. São Paulo: Eclésia, 2000.
CONCEIÇÃO, Eurípedes da. Ensinando através do caráter. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
GEORGE, Sherron K. Igreja ensinadora: fundamentos bíblico-teológicos e pedagógicos da educação cristã. Campinas: Luz para o caminho, 1993.
LOPES, Augustus Nicodemus. Educação teológica reformada: motivos e desafios. São Paulo: Fides Reformata, Vol. IX, n. 2, 2004.
OYBEKK, Inger. Orientados para orientar: subsídios para orientadores de culto infantil e escola dominical. São Leopoldo: Sinodal, 1996.
PAZMIÑO Robert W. Deus nosso mestre: bases teológicas da educação cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.
PAZMIÑO, Robert W. Elementos básicos do ensino para cristãos. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.
PAZMIÑO, Robert W. Temas fundamentais da educação cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
REIS, Gildásio Jesus Barbosa. Princípios norteadores para uma Educação Cristã Reformada. Artigo publicado na revista Teologia Para a Vida, Vol. I, nº 1, p. 29. São Paulo: Seminário JMC, 2005.
RICHARDS, Lawrence O. Teologia da educação cristã. 3. ed. São Paulo: Vida Nova, 1996.
Educação Cristã, Família e Sexualidade
A amplitude dessa área é imensa e muitos livros poderiam ser aqui relacionados. Aqui esta uma pequena amostragem destas obras em reconhecimento ao entrelaçamento da família com a escola para o adequado reforço e eficácia dos aspectos disciplinares e comportamentais.
GRONINGEN, Harriet Van; GRONINGEN, Gerard Van. A família da aliança. 2. ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002.
LOPES, Augustus Nicodemus Gomes. A Bíblia e sua família. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.
MACARTHUR, Jr, John. Como educar seus filhos segundo a Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.
NICOLOSI, Joseph; NICOLOSI, Linda Ames. Homossexualidade: um guia de orientação aos pais para a formação da criança. São Paulo: Shedd Publicações, 2008.
PETERSEN, J. A. Filhos precisam de pais. São Paulo: Editora Fiel, 1974.
RAMOS, André Luiz. Educação cristã no lar. Campinas, SP: LPC comunicações, 1999.
TRIPP, Ted. Pastoreando o coração da criança. São José dos Campos: Fiel, 2000.
SANTOS, Valdeci da Silva. Homossexualismo. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.
Teses e Dissertações sobre Educação Cristã
Ao longo dos últimos anos tem surgido um maior interesse pelo tema da educação cristã, seus fundamentos e práticas, tanto no campo eclesiástico quanto no campo escolar. A manifestação disto é percebida no número de teses e dissertações que foram produzidas nestes últimos anos tratando de diversos aspectos do tema. A lista abaixo caracteriza vários destes esforços e aponta para interessantes caminhos que podem ser seguidos dentro desse campo. A quase totalidade destas obras esta disponível na biblioteca Gerard Van Groningen, do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. O catálogo eletrônico encontra-se disponível no endereçohttp://www.mackenzie.br/bibliotecas.html.
AMARAL FILHO, Wilson do. O projeto educacional de deus: uma proposta bíblico-teológica para a educação cristã. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 1998.
ANJOS, Marcos Rodrigues Isidoro dos. Resgatando a importância da escola dominical como instrumento eficaz da educação cristã hoje. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
BARBOSA, Geraldo Henrique Lemos. Resgatando o passado para transformar a presente análise dos princípios de educação cristã paulinos na carta a Tito. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
CARDIN, Hélder de Salles. A incumbência primária da família na educação dos filhos na primeira infância. 2007. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2007.
CARDOSO, Rogério da Silva. Didática Magna de Comenius: uma proposta pedagógica confessional cristã sob a influência do pensamento humanista protestante. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
COUTO, Silas Antônio do. Educação cristã: perspectivas do culto presbiteriano. Dissertação (Mestrado em Teologia Pastoral). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2002.
FERREIRA, Ozny. Escola bíblica dominical: vida cristã como parâmetro da prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
FERREIRA, Regina Fonseca Accioly. A importância do planejamento curricular na escola bíblica dominical. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2005.
FICKER, Azenethe de Azevedo. Independência ou morte: grito decisivo para a educação cristã. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 1999.
HAERTEL, Marilú Cleunice Branco. Educação cristã: a proposta de formação integral da carta de Paulo aos romanos (Rm 12.1 e 2). Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
LOBO, Iône Cristina Ramos de Oliveira. A metáfora do corpo e a importância educacional para a prática ministerial da igreja. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
MASSOTTI, Roseli de Almeida. Erasmo Braga e o valores protestantes na educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
MOURA, Roseli Pereira Corrêa de Lima e. A perspectiva cristã da educação e as bases da escola de confissão protestante. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2007.
RESENDE, Adriana Torquato. Valores educacionais cristãos presentes nos contos de Grimm: um estudo introdutório. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2003.
RIBEIRO, Marco Antônio Baumgratz. O lugar da fé na “Didática Magna” de João Amós Comênio. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2003.
ROCHA, Ana Maria Coelho. Fé vivenciada com adolescentes: de corpo inteiro no corpo de Cristo. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Seminário Presbiteriano do Sul, São Paulo, 1998.
RODRIGUES, Jônatas Barbosa. A família cristã como agência para a promoção de um cristianismo autêntico. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
SANTOS, Augusto Schumann dos. A importância do ensino religioso na formação integral do aluno do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005.
SILVA, Dirceu Alves da. O lugar da família na educação cristã. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
VIEIRA, Elizeu Alves. Educação cristã e manifestações emocionais. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2002.
VIEIRA, Marili Moreira da Silva. A construção da identidade do professor de escola confessional. Qualificação de Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
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