WebRádio VidaOnline

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ser Família de Deus na Igreja


“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Efésios 2:19-22, BEARA)

Este sempre foi o plano eterno de Deus, isto é, por meio de Jesus Cristo, reconciliar-nos com Ele, conceder-nos da sua vida, e fazer de nós membros de sua família. Somos família de Deus, somos concidadãos dos santos, purificados pelo sangue de Jesus, não por merecimento ou por obra; mas resultante da graça, da Sua graça salvadora, que agiu em nosso favor, dando nos vida por meio de Jesus Cristo, pela fé.
Ao nos reconciliar por meio de Jesus, na cruz, nos fez parte do corpo, membros do corpo de Cristo, e pelo Espírito distribui os dons para a edificação da igreja. Faz isso para revelar a sua misericórdia e bondade. Toda a obra tem um propósito que é a edificação do corpo, pois é através do corpo que Deus se revela. E esta edificação está relacionada a igreja expressar as virtudes de nosso Deus.
Somos um edifício vivo, feito por pedras vivas para ser morada de Deus. E é por meio da igreja, o corpo de Cristo, que Deus se revela e fala ao mundo.
Devemos compreender este papel que temos como indivíduo e como membros da comunidade de Deus, sua igreja. Todo o propósito de Deus está em revelar por meio da igreja toda a sua vontade. Ele não nos chamou para sermos sozinhos, andarmos sozinhos; mas sim, para expressar, embora muitos, com muitas diferenças, a unidade que é provida pelo Espírito de Deus que habita em nós.
A grande questão relacionada a igreja não é o fazermos muitas obras, mas sim, em fazermos as obras debaixo da coordenação da cabeça, que é Cristo, expressando unidade no propósito. Por isso, quando Paulo escreve que devemos nos esforçar pela unidade, o que está afirmando é que devemos abrir mão, segundo a natureza e revelação da vida de Deus que está em nós; para que, não como indivíduos; mas como membros do corpo, como responsáveis pelo corpo; possamos trabalhar para cumprir o propósito de Deus que é não só a edificação, a preparação do corpo; mas para que Ele se expresse por meio deste corpo, sua igreja, sua família.
Sermos zelosos é fundamental para cumprimos. Mas para cumprirmos precisamos compreender e para alcançarmos a compreensão precisamos do conhecimento e fé. Conhecimento para entender o que Deus deseja e o que está fazendo, e fé, para sermos guiados pelo Espírito, sabendo que quem edifica a igreja é o Senhor Jesus, ninguém mais.
Se entendermos isto, precisamos mudar a nossa atitude, deixarmos de viver segundo a carne, segundo o curso deste mundo, e caminharmos, individualmente e como família para o objetivo de sermos semelhantes a Jesus para a glória e louvor do nome do Pai.



Um comentário: