WebRádio VidaOnline

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


           A Igreja de Cristo deve ter irmãos edificados e ligados através de Juntas e Ligamentos




Este é um ministério que Deus deu a toda a igreja. A todos os santos. Observemos o texto de Efésios 4:16 : “de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” este versículo se desenvolve em três etapas distintas:

·         de quem todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxilio de todas as    juntas...
·         segundo a justa cooperação de cada parte...
·         efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Aqui temos uma seqüência encadeada para a edificação. O Espírito Santo está afirmando que é o próprio corpo que produz o seu aumento e a sua edificação.  O próprio corpo que se edifica.
Mas como o corpo vai produzir esta edificação? Notemos que não podemos alcançar a terceira etapa sem passar pela segunda. O corpo produzirá esta edificação quando houver a justa cooperação de cada parte (cada membro), e não pela cooperação de alguns poucos. Aqui temos novamente o ministério de todos os santos
            Agora vamos à pergunta principal: Como alcançar isto? Como levar cada membro a dar a sua justa cooperação?  A resposta encontra-se na primeira parte do versículo.  Para que cada membro do corpo faça a sua parte, é necessário que todo o corpo esteja bem ajustado e ligado pelo auxílio de toda junta. Necessitamos que o corpo esteja ajustado e ligado, e o meio de obter isto é através das juntas.
Esta palavrinha foi esquecida pela igreja, mas temos que lembrar que o Espírito Santo não está fazendo poesia sobre o corpo de Cristo. O Espírito Santo está usando uma linguagem humana para nos falar de uma realidade espiritual. Sabemos bem o que é um membro do corpo humano, por isso podemos entender o que é um membro no corpo de Cristo, e como cada membro é importante. Então, devemos saber bem o que é uma junta no corpo humano, para sabermos como são as juntas no corpo de Cristo. Pois bem: O que é uma junta?
O texto de Colossenses 2:19 ajuda muito porque ali fala de juntas e ligamentos “e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.”
Conforme dicionário ligamento é uma parte fibrosa muito resistente, que serve para ligar os ossos ou os órgãos. As juntas são articulações que formam conexões entre os ossos. Os ligamentos passam por dentro das juntas e dão firmeza e resistência a estas ligações. Juntas e ligamentos, portanto, servem para harmonizar o corpo humano. Cada membro do corpo humano deve estar no seu devido lugar de funcionamento, firmado e consolidado por um vínculo específico forte e resistente, com outros membros.
Se as juntas e ligamentos no corpo humano são "conexões" entre os membros, no corpo de cristo, logicamente, são relações fortes, resistentes e específicas entre os membros, que produzem suprimento, cooperação, crescimento e edificação. Se a igreja não estiver assim estruturada, ela será como uma "sacola de membros" e não como um corpo. Uma sacola pode conter todos os membros de um corpo, mas se não estiverem vinculados por juntas e ligamentos, não haverá harmonia nem vida. Quem não está vinculado desta forma ao corpo, não retém a cabeça, pois não pode ser comandado pelo cabeça. Como a cabeça pode comandar uma “sacola de membros”?
Assim, a principal função do ministério Pastoral e  todos os líderes ministeriais  é ajudar, é ordenar os santos, com seus relacionamentos adequados, para que o corpo produza aumento e edificação, pela cooperação de cada parte. Toda a prática, de como estas coisas podem acontecer, não é explicada na carta aos efésios, mas podemos aprender vendo nos evangelhos e no livro de atos, como Jesus e os apóstolos praticaram estas realidades espirituais, no desenvolvimento de uma relação pautada no discipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário