WebRádio VidaOnline

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


 Igeja: A Comunidade de Jesus Cristo.

Paulo é o único dentre os escritores do Novo Testamento a falar da igreja como corpo de Cristo, um organismo vivo. Precisamos, portanto primeiro reconhecer que a igreja é um corpo espiritual, o próprio corpo espiritual de Cristo.
Nas Escrituras, a palavra “igreja” denota o corpo daqueles que se submeteram ao evangelho de Cristo e foram redimidos pelo sangue de Cristo no seu sentido congregacional, local e universal.
Primeiro, o corpo dos redimidos quando se reúnem ou congregam para adorar a Deus é chamado de “a igreja”. Quando Paulo reprovou a igreja em Corinto por sua falta de unidade nas reuniões, ele usou a palavra “igreja” para a assembléia dos cristãos. Ele disse: “... estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja...” (1 Coríntios 11:18)NVI.
Segundo, “igreja” é um termo usado para o corpo dos redimidos numa localização definida. O corpo dos redimidos em Corinto é chamado de “a igreja de Deus que está em Corinto” (1 Coríntios 1:2)NVI.
Terceiro “igreja” é um termo usado para o número total dos redimidos por todo o mundo. Paulo referiu-se à igreja num sentido universal, quando disse: “Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23) NVI.
Muitos confundem o significado apropriado da palavra “igreja”. Tal confusão não deve existir, pois a Bíblia é clara a respeito disso.
O que é “a igreja” então?  É um corpo espiritual composto por aqueles que obedeceram ao evangelho de Cristo, tornaram-se Seu povo e estão adorando e trabalhando como Seu povo em determinada comunidade. Usam o nome dEle e são Seu corpo espiritual na terra. Honram a Cristo em todas as coisas. Esse corpo espiritual é um organismo vivo, onde o Espírito do Deus vivo habita.
Ser parte da igreja não significa simplesmente participar de uma organização humana ou ser filiado a um grupo. Significa ter um relacionamento íntimo e progressivo com Cristo.
Entra-se na igreja, o corpo de Cristo, por fé. Essa resposta de fé envolve arrependimento (Atos 17:30-31), confissão de que Jesus é o Filho de Deus (Romanos10:10) e batismo em Cristo (Romanos 6:3; Gálatas 3:27).
No momento do batismo, os pecados são lavados e, por meio do novo nascimento, o convertido se torna uma parte do corpo de Cristo (Atos 2:38, 41, 47; 22:16;1 Coríntios 12:13).
A igreja do Novo Testamento é projetada, criada, habitada e sustentada pelo Senhor. Organizações humanas procedem da terra, do homem; a igreja do Novo Testamento procede dos céus, de Deus. A igreja pertence a Cristo – ela usa o nome dEle, reúne-se para adorar a Ele, realiza o trabalho dEle na terra e é habitada pelo Espírito dEle.
É Cristo quem estende o convite a todas as pessoas para que entrem em Sua igreja segundo Seus termos de salvação (Apocalipse 22:17) e para que vivam no mundo como Sua igreja, de modo digno de sua vocação.
Sobre o senhorio de Cristo o apóstolo Paulo recomenda:
“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” Efésio 4:1-6 NVI RA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário