WebRádio VidaOnline

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Estudo aplicado na EBD na Igreja Batista Santa Clara: da O que é a Igreja?

O que é a Igreja?

A igreja de Deus existe e está presente no mundo. O Senhor Jesus falou dela, quando disse aos discípulos que “edificaria sua igreja”:


“ E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.” Mateus 16:13-20


e quando determinou que os discípulos faltosos fossem corrigidos pela “igreja”:


“E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” Mateus 18:17


Podemos definir a igreja de Cristo como sendo a comunhão de todos os que foram chamados por Deus, mediante a sua Palavra, e que pela ação do Espírito Santo recebem a Cristo como único Salvador e Senhor, que conhecem e adoram a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, em verdade, e que participam pela fé dos benefícios gratuitos oferecidos por Cristo.
Diferença entre Teologia e Doutrina:
Ø  Teologia é o estudo de Deus, ou, definindo mais formalmente, “é a ciência que trata de Deus em Si mesmo e em relação com a Sua obra”. Como podemos conhecer a Deus sem estudar a revelação que Ele faz de Si mesmo? Como saber quem Ele é e o que Ele tem feito e faz, quem somos nós em relação a Ele, o que Ele requer de nós,etc., se não investigarmos o que Ele deixou revelado para nosso conhecimento? Pois esse é o trabalho da Teologia. É portanto uma construção racional, a partir de um principio hermenêutico (análise), instrumental, que fornece equipamento técnico para a análise do texto bíblico.
Ø  Doutrina é o fundamento bíblico que norteia nossa fé e ordem. Não tem base em acordos e tratados teológicos, mas na Revelação da Palavra de Deus pelo próprio Espírito Santo.
Teologia da Igreja
Igreja Invisível: Quando assim dizemos estamos apontando para a natureza espiritual da igreja. A igreja invisível é a igreja universal, é a igreja composta por todos os salvos de todas as épocas quer sejam do mundo antigo quer seja do tempo presente. É um organismo vivo composto por todos os salvos que conservam sua identidade espiritual que caracteriza o corpo de Cristo, a igreja. A igreja invisível e a assembleia universal composta por todos os que vivem pela fé no Salvador. A igreja invisível é a igreja como Deus a ver "Deus conhece os que lhe pertencem" 2Tm 2.19. Ela é Una, ou seja, só existe uma. Cristo sempre teve somente uma noiva: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25). Ao mesmo tempo, ela é universal, está espalhada pelo mundo todo, e tem pessoas de todas as tribos, povos, e raças (Ap 7.9-10). Isto não quer dizer que a igreja de Cristo é do tamanho do mundo. Existe uma diferença radical entre a igreja e o mundo. A igreja está no mundo, mas não é dele. Jesus orou pela igreja, mas não pelo mundo (Jo 17.9). Essa Igreja também é Santa, uma vez que é composta por irmãos que já estão na Glória (foram glorificados, completaram a carreira) e por aqueles que irão passar pela Glorificação. Ela é também uma Igreja triunfante, composta daqueles fiéis que, tendo vencido a luta, já partiram deste mundo, e hoje desfrutam do triunfo na presença de Deus (Hb 12.22-23).
Igreja visível: Quando nos referimos a igreja visível  apontamos para sua natureza física. A igreja visível é conhecida também como igreja local onde as pessoas que professam sua fé no salvador se reúnem a fim de prestar culto ao Salvador do mundo. Esta não é Uma, ela é dividida, mas ligadas pelo laço da religião verdadeira em Cristo e quando da mesma denominação ou convenção são Igrejas irmãs e fraternas unidas pela mesma Doutrina e de igual principio organizacional. É imperfeita, uma vez que seus membros não estão completamente livres do Pecado (foram regenerados mediante a fé, justificados em Cristo, andam em arrependimento e estão em processo de Santificação). É também a igreja militante, composta dos crentes vivos neste mundo, que ainda estão lutando contra a carne, o pecado, o mundo e Satanás.
Estas duas partes da igreja de Deus se unirão na Vinda do Senhor Jesus, quando houver a ressurreição dos mortos, e nosso encontro com o Senhor, para com Ele ficarmos para sempre, e com nossos irmãos de todas as épocas e de todas as partes do mundo (1Tess 4.16-18).
Sobre a Igreja temos que considerar ainda que esta  sempre existiu e sempre existirá. Deus sempre teve e terá um povo para Si, para o adorar em espírito e em verdade. A igreja de Deus, porém, atravessou duas fases históricas distintas. No período antes de Cristo ela estava grandemente resumida à nação de Israel, e funcionava com rituais, símbolos e ordenanças determinadas por Deus, como figuras e tipos de Cristo. Com a vinda de Cristo e do Espírito no dia de Pentecostes, estas cerimônias foram abolidas, e agora adoramos a Deus de forma mais simples. Porém, é a mesma igreja, o mesmo povo, no Antigo e no Novo Testamentos. Antes de Cristo, os crentes em Israel se salvaram pela fé no Messias que haveria de vir. Depois de Cristo, somos salvos pela fé no Messias que já veio. O autor de Hebreus inclui na mesma relação dos heróis da fé os crentes do Antigo e do Novo Testamento (veja especialmente Hb 11.39-40).
Propósitos das Igrejas Locais
Igrejas locais são a organização dos crentes, ainda que informal, que se reúnem regularmente para cultuar a Deus, serem instruídos em Sua Palavra, se edificarem mutuamente e celebrar os sacramentos. As igrejas têm direção e liderança espiritual, promovem cultos de adoração, celebram os sacramentos, anunciam o Evangelho e praticam boas obras. Estas igrejas locais podem ter um aspecto estrutural e organizacional, mas jamais devem ser consideradas como um clube ou uma empresa, e nem os interesses organizacionais devem sobrepujar os interesses do Reino de Deus.
(Militância) Razões da Igreja Local:
Ø  Cultuar a Deus publicamente e Proclamar seu Nome diante do mundo, para que esta conheça nossa Fé, conheça a expressão verdadeira do Culto a Deus, assim o mundo olhando para a Igreja possa conhecê-lo e deseja-lo e querer fazer parte do seu povo.
Ø  Edificação dos Santos, a Fé cristã também é uma Doutrina (ensino verdadeiro) não apenas práticas espirituais, requer aprendizado para que os Santos desenvolvam seus conhecimentos em termos práticos. É na Igreja que os Santos identificam e desenvolvem seus dons naturais e espirituais para serviço da própria Igreja e do mundo, por isso temos Escola dominical, pregação da Palavra, estudo bíblico, encontro de Oração, etc. Somente a igreja pode promove educação na Justiça de Deus, crescimento no evangelho, uma pessoa sozinha em casa não alcança tudo isso.
Ø  Tem ainda a questão de nossos filhos. A igreja auxilia o estudo e testemunho de Cristo que começa em casa. Na Igreja a criança ou jovem é levado a comunhão com outras pessoas que professam a mesma Fé, que vivem pelos mesmos princípios.
Ø  A Igreja evangeliza o Mundo em grupo, o que é sempre melhor, pois a união dos irmãos fornece todo apoio necessário, seja material, financeiro, logístico e Espiritual. Na igreja há diversas atividades nesse sentido: Treinamento de lideres, manda candidatos a seminários teológicos, identifica e desenvolve talentos naturais (músicos, professores, etc.), proveem a Junta de Missões com recursos financeiros, etc. Todas essas atividades dá mais força e poder ao alcance do Evangelho.
Ø  Deve a Igreja também atender aos pobres e necessitados, dentro e fora do âmbito da Igreja local.

Funções da Igreja:
Ø  Recebeu o dom de Deus, a sua revelação, a Palavra de Deus. A Igreja é o fiel depositário da mesma (Bíblia-Canom). A igreja reuniu, traduziu, publicou, distribuiu e distribui a mesma, mantendo seus preceitos e conceitos.
Ø  Recebeu de Deus também o Ministério da Evangelização, pregação da Palavra, da Edificação. É através da Igreja que Deus ministra sua vontade às pessoas.
Ø  Recebeu de Deus também as ordenanças: Ceia e Batismo.
Ø  Recebeu de Deus os dons Espirituais: dom de pastorear, ensinar, administrar, liderar, misericórdia, contribuir, etc.
Ø  Recebeu também os Ofícios: Pastores e Diáconos. Através dos ofícios Deus pode governar seu povo, orientá-los, edifica-los, ensiná-los, disciplina-los.
Sobre a Igreja é importante acrescentar que o Espírito Santo de Deus habita a Igreja individualmente e coletivamente, tornando todas essas razões, funções e atribuições eficazes. Somos instrumentos de Deus orientados por Deus através de seu Espirito. Em Filipenses 2:13 está escrito: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua Boa Vontade”.
Exemplos:
ü  As ordenanças Ceia e Batismo, é o Espirito Santo que comunica a verdade de cada uma delas, revelando a pessoa diretamente ao seu espirito o proposito de cada delas.
ü  Se o espirito Santo não fala a uma pessoa, de nada adianta ler a bíblia, participar de um estudo bíblico, Deus fala direto ao coração da pessoa pelo Espirito Santo.
A Igreja é o caminho prioritário (ordinário, ou seja, normal) para a salvação, mesmo nós Batistas que sabemos que a salvação é pela fé em Cristo como Salvador e Senhor. Vemos a Igreja como o caminho mais fácil e seguro, pois enganoso é o coração do homem.
As igrejas têm direção e liderança espiritual, promovem cultos de adoração, celebram os sacramentos, anunciam o Evangelho e praticam boas obras. Estas igrejas locais podem ter um aspecto estrutural e organizacional, mas jamais devem ser consideradas como um clube ou uma empresa, e nem os interesses organizacionais devem sobrepujar os interesses do Reino de Deus.
Estas igrejas locais podem ser mais ou menos puras, dependendo de quão pura é a pregação do Evangelho que ocorre ali, a celebração correta das ordenanças e o exercício da disciplina entre seus membros. É tarefa de cada igreja particular reformar-se continuamente à luz da Palavra de Deus, procurando cada vez mais aproximar-se do ideal bíblico. São os princípios bíblicos que são imutáveis, não as formas organizacionais e externas. As igrejas locais devem zelar pela pureza da pregação, da celebração dos sacramentos e pela vida espiritual e moral daqueles que ali se congregam.
Marcas da Igreja Verdadeira:
São muitas as marcas teológicas que vão caracterizar se uma Igreja é verdadeiramente de Cristo ou não, a Teologia reformada trabalha com 9 marcas ao todo. Ficaremos nesse estudo com três marcas principais.
1.       Marca 1 - Pregação da Palavra de Deus - Trata-se da pregação cujo objetivo é expor o que é dito em uma passagem particular da Bíblia, explicando cuidadosamente seu significado e aplicando-o à congregação (veja Neemias 8:8). O compromisso com a pregação verdadeira tem como única fonte, a Palavra de Deus. João Calvino, nas suas Institutas da Religião Cristã, ensina que a primeira marca da verdadeira igreja é a fidelidade à Palavra de Deus. Ele ensinava que “onde quer que encontremos a Palavra de Deus fielmente pregada e ouvida… ali, não se pode duvidar, está uma igreja de Deus” (Brown, 68-69). A Palavra é indispensável para o amadurecimento cristão. Ela nos dá o conhecimento de Deus e é a fonte da nossa direção que vem de Deus (Pv 3:5-6). A Palavra define a conduta cristã. Cristãos não devem tomam decisões nas suas famílias, casamentos ou profissões que vão contra o que está escrito na Bíblia.Exemplo heresia:Teologia prosperidade misturada com Batalha Espiritual das Neo-pentecostais.

2.       Marca 2- Celebração correta das ordenanças: Ceia e Batismo- A Ceia deve ser em memória de Cristo, ministrada pelos oficiais da igreja Pastores e Diáconos, a Ceia do Senhor é celebrada como uma expressão da comunhão dos crentes no Corpo de Cristo, o Apostolo Paulo dá instruções específicas a respeito da ceia em 1 Coríntios 11. . O Batismo é a entrada do novo membro na congregação, a admissão ao rol de membros e ministrado pelo Pastor da Igreja em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, o batismo é visto genericamente como a pública confissão de uma decisão privada de fé em Cristo. O Espírito Santo é o selo divino da salvação (Ef 1:13; 4:30). O batismo “serve como um sinal externo do selo interno e pela graça, através da fé, torna-se um sinal sacramental do que recebemos” (Dieterich, 1996, p. 364). Jesus Cristo foi batizado de forma que toda retidão pudesse ser cumprida (Mt 3:15). A igreja tem seguido o Seu exemplo e ensino (Mt 28:20). O modo do batismo com água varia, e os três mais comuns são a imersão, aspersão e efusão. Algumas igrejas honram todos os três modos de acordo com a situação no momento do batismo.Exemplo de heresias:Pão Sagrado que cura, Batismo como Sacramento-Católico,Batismo que lava pecados.

3.       Disciplina Eclesiástica- Durante a era apostólica, o povo de Deus reconheceu a necessidade de uma estrutura organizacional para a comunidade local de crentes para facilitar o ministério dado por Cristo. Sabemos que os doze apóstolos chamaram a congregação de discípulos para eleger diáconos (At 6:2-6). Paulo fornece as qualificações dos presbíteros e diáconos (Tt 1:6-9; 1 Tm 3:1-13; 5:17) e instruiu Tito a nomear presbíteros (Tt 1:5). Deus concedeu à igreja “apóstolos, profetas, pastores e mestres” e aos crentes Ele deu dons “para a obra do ministério” (Ef 4:11ss). Os ofícios na igreja se desenvolveram e diferentes tradições eclesiais variaram as suas aplicações para as suas organizações específicas. Através de toda a história da igreja, os crentes reconheceram que cada igreja local é uma miniatura da igreja de Jesus Cristo. Havia uma necessidade de estabelecer linhas de conexão entre as várias comunidades da fé. Tal necessidade requeria “algum tipo de estrutura organizacional para as igrejas em seus contextos associativos”. Três destes modelos são identificáveis na história da igreja: o modelo hierárquico ou episcopal (Catolicismo Romano e denominações Anglicanas e Metodismo), o modelo representativo ou presbiteriano (tradição reformada) e o modelo independente ou congregacional (batistas). Além deles, diversos modelos híbridos, que misturam os 3, surgiram dentro do movimento pentecostal. A disciplina é indispensável para a santidade e bem aplicada pode transformar vidas e evitar divisões eclesiais. Ela tem uma função purificadora (Pv 22:15). É um corretivo do desvio doutrinário. Também é restauradora. Paulo escreveu sobre isso que“se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão” (Gl 6:1). Ao lidar com o Seu povo em seus tropeções, Deus disse: “vou tratá-lo com carinho” (Os 2:14). Esta iniciativa divina de buscar aqueles que caíram é ilustrada pela parábola da ovelha perdida. Nela o pastor deixa as noventa e nove e procura aquela que esta perdida (Lc 15.3-7). Melhor ainda quando vemos o filho pródigo sendo recebido pelo pai amoroso sem reservas no coração, sem condições de mudanças, sem imposições e discursos morais, simplesmente abraçando-o, dando-lhe o anel familiar, preparando uma festa de recepção. A disciplina também deve ser exercida de maneira organizada. Mateus capítulo 18, indica três passos para lidar com o pecado (cobrindo todo e qualquer tipo de comportamento inapropriado): primeiro, deve haver uma confrontação particular; segundo, duas ou três testemunhas são trazidas junto (Dt 19:15), e; terceiro, o assunto deve ser trazido diante da igreja ou congregação (Mt 18:15-20 e Gl 6:2).Exemplo de heresias:Lideranças sem controle, autoridades máximas, igrejas autônomas, quem as orientam, quem os disciplinam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário