A igreja de Deus existe e está
presente no mundo. O Senhor Jesus falou dela, quando disse aos discípulos que
“edificaria sua igreja”:
“ E, chegando Jesus às
partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem
dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista;
outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.Disse-lhes ele: E vós,
quem dizeis que eu sou?E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o
Filho do Deus vivo.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão
Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos
céus.Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a
minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei
as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos
céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.Então mandou aos
seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.” Mateus
16:13-20
e quando determinou que os discípulos faltosos fossem
corrigidos pela “igreja”:
“E, se não as escutar,
dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio
e publicano.” Mateus 18:17
Podemos definir a igreja de
Cristo como sendo a comunhão de todos os que foram chamados por Deus, mediante
a sua Palavra, e que pela ação do Espírito Santo recebem a Cristo como único
Salvador e Senhor, que conhecem e adoram a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, em
verdade, e que participam pela fé dos benefícios gratuitos oferecidos por
Cristo.
Diferença entre Teologia e
Doutrina:
Ø Teologia
é o estudo de Deus, ou, definindo mais formalmente, “é a ciência que trata de
Deus em Si mesmo e em relação com a Sua obra”. Como podemos conhecer a Deus sem
estudar a revelação que Ele faz de Si mesmo? Como saber quem Ele é e o que Ele
tem feito e faz, quem somos nós em relação a Ele, o que Ele requer de nós,etc.,
se não investigarmos o que Ele deixou revelado para nosso conhecimento? Pois
esse é o trabalho da Teologia. É portanto uma construção racional, a partir de
um principio hermenêutico (análise), instrumental, que fornece equipamento
técnico para a análise do texto bíblico.
Ø Doutrina
é o fundamento bíblico que norteia nossa fé e ordem. Não tem base em acordos e
tratados teológicos, mas na Revelação da Palavra de Deus pelo próprio Espírito
Santo.
Teologia da Igreja
Igreja Invisível: Quando assim dizemos estamos apontando para a
natureza espiritual da igreja. A igreja invisível é a igreja universal, é a
igreja composta por todos os salvos de todas as épocas quer sejam do mundo
antigo quer seja do tempo presente. É um organismo vivo composto por todos os
salvos que conservam sua identidade espiritual que caracteriza o corpo de
Cristo, a igreja. A igreja invisível e a assembleia universal composta por
todos os que vivem pela fé no Salvador. A igreja invisível é a igreja como Deus
a ver "Deus conhece os que lhe pertencem" 2Tm 2.19. Ela é Una, ou
seja, só existe uma. Cristo sempre teve somente uma noiva: “Cristo amou a
igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25). Ao mesmo tempo, ela é
universal, está espalhada pelo mundo todo, e tem pessoas de todas as tribos,
povos, e raças (Ap 7.9-10). Isto não quer dizer que a igreja de Cristo é do
tamanho do mundo. Existe uma diferença radical entre a igreja e o mundo. A
igreja está no mundo, mas não é dele. Jesus orou pela igreja, mas não pelo
mundo (Jo 17.9). Essa Igreja também é Santa, uma vez que é composta por irmãos
que já estão na Glória (foram glorificados, completaram a carreira) e por
aqueles que irão passar pela Glorificação. Ela é também uma Igreja triunfante,
composta daqueles fiéis que, tendo vencido a luta, já partiram deste mundo, e
hoje desfrutam do triunfo na presença de Deus (Hb 12.22-23).
Igreja visível: Quando nos referimos a igreja visível apontamos para sua natureza física. A igreja
visível é conhecida também como igreja local onde as pessoas que professam sua
fé no salvador se reúnem a fim de prestar culto ao Salvador do mundo. Esta não
é Uma, ela é dividida, mas ligadas pelo laço da religião verdadeira em Cristo e
quando da mesma denominação ou convenção são Igrejas irmãs e fraternas unidas
pela mesma Doutrina e de igual principio organizacional. É imperfeita, uma vez
que seus membros não estão completamente livres do Pecado (foram regenerados
mediante a fé, justificados em Cristo, andam em arrependimento e estão em
processo de Santificação). É também a igreja militante, composta dos crentes
vivos neste mundo, que ainda estão lutando contra a carne, o pecado, o mundo e
Satanás.
Estas duas partes da igreja de
Deus se unirão na Vinda do Senhor Jesus, quando houver a ressurreição dos
mortos, e nosso encontro com o Senhor, para com Ele ficarmos para sempre, e com
nossos irmãos de todas as épocas e de todas as partes do mundo (1Tess 4.16-18).
Sobre a Igreja temos que
considerar ainda que esta sempre existiu
e sempre existirá. Deus sempre teve e terá um povo para Si, para o adorar em
espírito e em verdade. A igreja de Deus, porém, atravessou duas fases
históricas distintas. No período antes de Cristo ela estava grandemente
resumida à nação de Israel, e funcionava com rituais, símbolos e ordenanças
determinadas por Deus, como figuras e tipos de Cristo. Com a vinda de Cristo e
do Espírito no dia de Pentecostes, estas cerimônias foram abolidas, e agora
adoramos a Deus de forma mais simples. Porém, é a mesma igreja, o mesmo povo,
no Antigo e no Novo Testamentos. Antes de Cristo, os crentes em Israel se
salvaram pela fé no Messias que haveria de vir. Depois de Cristo, somos salvos
pela fé no Messias que já veio. O autor de Hebreus inclui na mesma relação dos
heróis da fé os crentes do Antigo e do Novo Testamento (veja especialmente Hb
11.39-40).
Propósitos das Igrejas
Locais
Igrejas locais são a organização
dos crentes, ainda que informal, que se reúnem regularmente para cultuar a
Deus, serem instruídos em Sua Palavra, se edificarem mutuamente e celebrar os
sacramentos. As igrejas têm direção e liderança espiritual, promovem cultos de
adoração, celebram os sacramentos, anunciam o Evangelho e praticam boas obras.
Estas igrejas locais podem ter um aspecto estrutural e organizacional, mas
jamais devem ser consideradas como um clube ou uma empresa, e nem os interesses
organizacionais devem sobrepujar os interesses do Reino de Deus.
(Militância) Razões da Igreja
Local:
Ø Cultuar
a Deus publicamente e Proclamar seu Nome diante do mundo, para que esta conheça
nossa Fé, conheça a expressão verdadeira do Culto a Deus, assim o mundo olhando
para a Igreja possa conhecê-lo e deseja-lo e querer fazer parte do seu povo.
Ø Edificação
dos Santos, a Fé cristã também é uma Doutrina (ensino verdadeiro) não apenas
práticas espirituais, requer aprendizado para que os Santos desenvolvam seus
conhecimentos em termos práticos. É na Igreja que os Santos identificam e
desenvolvem seus dons naturais e espirituais para serviço da própria Igreja e
do mundo, por isso temos Escola dominical, pregação da Palavra, estudo bíblico,
encontro de Oração, etc. Somente a igreja pode promove educação na Justiça de
Deus, crescimento no evangelho, uma pessoa sozinha em casa não alcança tudo
isso.
Ø Tem
ainda a questão de nossos filhos. A igreja auxilia o estudo e testemunho de
Cristo que começa em casa. Na Igreja a criança ou jovem é levado a comunhão com
outras pessoas que professam a mesma Fé, que vivem pelos mesmos princípios.
Ø A
Igreja evangeliza o Mundo em grupo, o que é sempre melhor, pois a união dos
irmãos fornece todo apoio necessário, seja material, financeiro, logístico e
Espiritual. Na igreja há diversas atividades nesse sentido: Treinamento de
lideres, manda candidatos a seminários teológicos, identifica e desenvolve
talentos naturais (músicos, professores, etc.), proveem a Junta de Missões com
recursos financeiros, etc. Todas essas atividades dá mais força e poder ao
alcance do Evangelho.
Ø Deve
a Igreja também atender aos pobres e necessitados, dentro e fora do âmbito da
Igreja local.
Funções da
Igreja:
Ø
Recebeu o dom de Deus, a sua revelação, a
Palavra de Deus. A Igreja é o fiel depositário da mesma (Bíblia-Canom). A
igreja reuniu, traduziu, publicou, distribuiu e distribui a mesma, mantendo
seus preceitos e conceitos.
Ø
Recebeu de Deus também o Ministério da
Evangelização, pregação da Palavra, da Edificação. É através da Igreja que Deus
ministra sua vontade às pessoas.
Ø
Recebeu de Deus também as ordenanças: Ceia e
Batismo.
Ø
Recebeu de Deus os dons Espirituais: dom de
pastorear, ensinar, administrar, liderar, misericórdia, contribuir, etc.
Ø
Recebeu também os Ofícios: Pastores e Diáconos.
Através dos ofícios Deus pode governar seu povo, orientá-los, edifica-los,
ensiná-los, disciplina-los.
Sobre a Igreja é importante
acrescentar que o Espírito Santo de Deus habita a Igreja individualmente e coletivamente,
tornando todas essas razões, funções e atribuições eficazes. Somos instrumentos
de Deus orientados por Deus através de seu Espirito. Em Filipenses 2:13 está
escrito: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar,
segundo a Sua Boa Vontade”.
Exemplos:
ü As
ordenanças Ceia e Batismo, é o Espirito Santo que comunica a verdade de cada
uma delas, revelando a pessoa diretamente ao seu espirito o proposito de cada
delas.
ü Se
o espirito Santo não fala a uma pessoa, de nada adianta ler a bíblia,
participar de um estudo bíblico, Deus fala direto ao coração da pessoa pelo
Espirito Santo.
A Igreja é o caminho prioritário
(ordinário, ou seja, normal) para a salvação, mesmo nós Batistas que sabemos
que a salvação é pela fé em Cristo como Salvador e Senhor. Vemos a Igreja como
o caminho mais fácil e seguro, pois enganoso é o coração do homem.
As igrejas têm direção e
liderança espiritual, promovem cultos de adoração, celebram os sacramentos,
anunciam o Evangelho e praticam boas obras. Estas igrejas locais podem ter um
aspecto estrutural e organizacional, mas jamais devem ser consideradas como um
clube ou uma empresa, e nem os interesses organizacionais devem sobrepujar os
interesses do Reino de Deus.
Estas igrejas locais podem ser
mais ou menos puras, dependendo de quão pura é a pregação do Evangelho que
ocorre ali, a celebração correta das ordenanças e o exercício da disciplina
entre seus membros. É tarefa de cada igreja particular reformar-se
continuamente à luz da Palavra de Deus, procurando cada vez mais aproximar-se
do ideal bíblico. São os princípios bíblicos que são imutáveis, não as formas
organizacionais e externas. As igrejas locais devem zelar pela pureza da
pregação, da celebração dos sacramentos e pela vida espiritual e moral daqueles
que ali se congregam.
Marcas da Igreja Verdadeira:
São muitas as marcas teológicas
que vão caracterizar se uma Igreja é verdadeiramente de Cristo ou não, a
Teologia reformada trabalha com 9 marcas ao todo. Ficaremos nesse estudo com
três marcas principais.
1. Marca
1 - Pregação da Palavra de Deus - Trata-se da pregação cujo objetivo é expor o
que é dito em uma passagem particular da Bíblia, explicando cuidadosamente seu
significado e aplicando-o à congregação (veja Neemias 8:8). O compromisso com a
pregação verdadeira tem como única fonte, a Palavra de Deus. João Calvino, nas
suas Institutas da Religião Cristã, ensina que a primeira marca da verdadeira
igreja é a fidelidade à Palavra de Deus. Ele ensinava que “onde quer que
encontremos a Palavra de Deus fielmente pregada e ouvida… ali, não se pode
duvidar, está uma igreja de Deus” (Brown, 68-69). A Palavra é indispensável
para o amadurecimento cristão. Ela nos dá o conhecimento de Deus e é a fonte da
nossa direção que vem de Deus (Pv 3:5-6). A Palavra define a conduta cristã. Cristãos
não devem tomam decisões nas suas famílias, casamentos ou profissões que vão
contra o que está escrito na Bíblia.Exemplo heresia:Teologia prosperidade
misturada com Batalha Espiritual das Neo-pentecostais.
2. Marca
2- Celebração correta das ordenanças: Ceia e Batismo- A Ceia deve ser em
memória de Cristo, ministrada pelos oficiais da igreja Pastores e Diáconos, a
Ceia do Senhor é celebrada como uma expressão da comunhão dos crentes no Corpo
de Cristo, o Apostolo Paulo dá instruções específicas a respeito da ceia em 1
Coríntios 11. . O Batismo é a entrada do novo membro na congregação, a admissão
ao rol de membros e ministrado pelo Pastor da Igreja em nome do Pai, do Filho e
do Espirito Santo, o batismo é visto genericamente como a pública confissão de
uma decisão privada de fé em Cristo. O Espírito Santo é o selo divino da
salvação (Ef 1:13; 4:30). O batismo “serve como um sinal externo do selo
interno e pela graça, através da fé, torna-se um sinal sacramental do que
recebemos” (Dieterich, 1996, p. 364). Jesus Cristo foi batizado de forma que
toda retidão pudesse ser cumprida (Mt 3:15). A igreja tem seguido o Seu exemplo
e ensino (Mt 28:20). O modo do batismo com água varia, e os três mais comuns
são a imersão, aspersão e efusão. Algumas igrejas honram todos os três modos de
acordo com a situação no momento do batismo.Exemplo de heresias:Pão Sagrado que
cura, Batismo como Sacramento-Católico,Batismo que lava pecados.
3.
Disciplina Eclesiástica- Durante a era
apostólica, o povo de Deus reconheceu a necessidade de uma estrutura
organizacional para a comunidade local de crentes para facilitar o ministério
dado por Cristo. Sabemos que os doze apóstolos chamaram a congregação de
discípulos para eleger diáconos (At 6:2-6). Paulo fornece as qualificações dos
presbíteros e diáconos (Tt 1:6-9; 1 Tm 3:1-13; 5:17) e instruiu Tito a nomear
presbíteros (Tt 1:5). Deus concedeu à igreja “apóstolos, profetas, pastores e
mestres” e aos crentes Ele deu dons “para a obra do ministério” (Ef 4:11ss). Os
ofícios na igreja se desenvolveram e diferentes tradições eclesiais variaram as
suas aplicações para as suas organizações específicas. Através de toda a
história da igreja, os crentes reconheceram que cada igreja local é uma
miniatura da igreja de Jesus Cristo. Havia uma necessidade de estabelecer
linhas de conexão entre as várias comunidades da fé. Tal necessidade requeria
“algum tipo de estrutura organizacional para as igrejas em seus contextos
associativos”. Três destes modelos são identificáveis na história da igreja: o
modelo hierárquico ou episcopal (Catolicismo Romano e denominações Anglicanas e
Metodismo), o modelo representativo ou presbiteriano (tradição reformada) e o
modelo independente ou congregacional (batistas). Além deles, diversos modelos
híbridos, que misturam os 3, surgiram dentro do movimento pentecostal. A
disciplina é indispensável para a santidade e bem aplicada pode transformar
vidas e evitar divisões eclesiais. Ela tem uma função purificadora (Pv 22:15).
É um corretivo do desvio doutrinário. Também é restauradora. Paulo escreveu
sobre isso que“se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são
espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão” (Gl 6:1). Ao lidar com o Seu
povo em seus tropeções, Deus disse: “vou tratá-lo com carinho” (Os 2:14). Esta
iniciativa divina de buscar aqueles que caíram é ilustrada pela parábola da
ovelha perdida. Nela o pastor deixa as noventa e nove e procura aquela que esta
perdida (Lc 15.3-7). Melhor ainda quando vemos o filho pródigo sendo recebido
pelo pai amoroso sem reservas no coração, sem condições de mudanças, sem
imposições e discursos morais, simplesmente abraçando-o, dando-lhe o anel
familiar, preparando uma festa de recepção. A disciplina
também deve ser exercida de maneira organizada. Mateus capítulo 18, indica três
passos para lidar com o pecado (cobrindo todo e qualquer tipo de comportamento
inapropriado): primeiro, deve haver uma confrontação particular; segundo, duas
ou três testemunhas são trazidas junto (Dt 19:15), e; terceiro, o assunto deve
ser trazido diante da igreja ou congregação (Mt 18:15-20 e Gl 6:2).Exemplo de
heresias:Lideranças sem controle, autoridades máximas, igrejas autônomas, quem
as orientam, quem os disciplinam?
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